A estratégia pedagógica do curso se desenvolve com foco em princípios orientadores articulados em três eixos: o epistemológico, o técnico e o político. O eixo epistemológico toma como base o ato de conhecer e o questiona, criticamente, tendo como ideia estruturante a capacidade humana de construir relações (Piaget, 1987), por meio de atos cognitivos como a observação, a comparação, a classificação, a análise, o entendimento, a busca, dentre outros, estimulada a partir de problemas concretos, atitude crítica e postura autônoma (Freire, 1987). O eixo técnico se ancora nos conceitos de práticas de saúde (Paim, 2003), campo (Bourdieu, 1997) e ação comunicativa orientada para o entendimento e a argumentação competente (Habermas, 1984; 1989). Enquanto o eixo político parte da concepção de sujeito do conhecimento, desenvolvida por Mário Testa (2005), no sentido de buscar integrar pensamento, reflexão e ação, de forma coerente e livre, mas compromissada, de tal maneira a reunir, em um projeto único e coerente, o privado e público, o individual e o coletivo, o técnico e o ideológico.
Com base nesses princípios teóricos, e na experiência prática desenvolvida na graduação, extensão e na pós-graduação (mestrado acadêmico, no qual se somam experiências de 17 anos de atividade), tem sido construído um projeto pedagógico que procura articular, cotidianamente, as ações de pesquisa, ensino e intervenção.
As experiências como, por exemplo, o programa de bolsa de iniciação científica, Programa de Educação Tutorial (PET) e estágio docência, que articulam a pós-graduação, graduação e extensão, como o Programa de Educação Tutorial (PET), têm ajudado na formação profissionais em sintonia com os propósitos de integração das práticas profissionais com os projetos de pesquisa e com os modelos de cuidado e gestão requeridos pelo SUS. Essas ações desenvolvem-se com base no pressuposto de que não é possível falar de transformação de sujeitos e consciência cidadã, sem um projeto político que vise a transformação das práticas a partir da graduação, ou mesmo antes. Assim, os docentes e pesquisadores que pretendemos formar serão estimulados a desenvolver atividades com bolsistas de iniciação científica, em projetos coordenados por orientadores comuns, ou de um mesmo núcleo de pesquisa e a se organizar transversalmente em projetos coletivos, onde um mesmo objeto pode ser pesquisado com o uso de metodologias e disciplinas diferentes. Este novo modus operandi, características das atividades desenvolvidas nos últimos anos no PPGSC, tem trazido vários benefícios como a otimização de recursos materiais e humanos, aprovação de financiamentos por diversas agências de fomento, articulação dos projetos em subprojetos, com responsabilidade dividida em equipes distintas, incentivo a um novo diálogo entre os pesquisadores com instituições externas, e entre si, com vistas a superar formações muito distintas e construir uma unidade na diversidade.
A proposta de criação do doutorado em saúde busca fortalecer esses pontos positivos e contribuir para formação de doutores críticos, com vínculos e compromissos efetivos para a solução dos problemas enfrentados pelas populações e nos contextos nos quais nos inserimos.
Com base nesses pressupostos que sustentam a proposta do doutorado articula-se um conjunto de disciplinas e atividades obrigatórias e complementares. As disciplinas e atividades do doutorado serão estruturadas em:
- Núcleo básico de disciplinas obrigatórias;
- Núcleo básico de disciplinas optativas;
- Disciplinas de formação complementar;
- Atividades obrigatórias.
As disciplinas de cada núcleo de formação estão especificadas nos Quadros 1, 2, 3 e 4, incluindo o detalhamento de número de créditos, carga horária e docente responsável.
Quadro 1 – Relação do Núcleo Básico de Disciplinas Obrigatórias
Disciplina | Créditos | CH | Docentes |
---|---|---|---|
Epidemiologia | 04 | 60 | Edna Maria de Araújo
Isaac Suzart Gomes Filho |
Estado, População e Políticas Públicas | 02 | 30 | Marluce Maria Araújo Assis |
Epistemologia e Metodologia da Pesquisa Social em Saúde | 04 | 60 | Thereza Christina Bahia Coelho |
Seminários Avançados em Teoria Epidemiológica | 02 | 30 | Tania Maria de Araújo Fernando Carvalho |
Seminários Avançados em Metodologia Epidemiológica | 02 | 30 | Isaac Suzart Gomes Filho |
Tópicos Avançados em Saúde Coletiva | 02 | 30 | Thereza Christina Bahia Coelho Jairnilson da Silva Paim |
Total: 16 créditos
Quadro 2 – Relação do Núcleo Básico de Disciplinas Optativas
Disciplina | Créditos | CH | Docentes |
---|---|---|---|
Análise de Dados Epidemiológicos I | 03 | 45 | Tânia Maria de Araújo |
Análise de Dados Epidemiológicos II | 02 | 30 | Carlos Alberto Lima da Silva |
Bioética | 02 | 30 | Carlito Lopes Nascimento Sobrinho |
Bioestatística | 03 | 45 | José de Bessa Junior
Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati |
Epidemiologia Social | 02 | 30 | Tânia Maria de Araújo
Saulo Vasconcelos Rocha |
Gestão em Sistemas de Saúde | 03 | 45 | Thereza Christina Bahia Coelho |
Oficina de Análise e Redação de Artigos | 03 | 45 | Maria Conceição Oliveira Costa |
Planejamento e Programação em Saúde | 02 | 30 | Maria Lúcia Silva Servo |
Saúde, Cultura e Sociedade | 03 | 45 | Thereza Christina Bahia Coelho |
Total: 18 créditos
Quadro 3 – Relação das Disciplinas de Formação Complementar
Disciplina | Créditos | CH | Docentes |
---|---|---|---|
Análise de Dados Qualitativos em Saúde | 03 | 45 | Maria Ângela Alves Nascimento |
Epidemiologia das Doenças Bucais | 02 | 30 | Valéria Souza Freitas
Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati |
Pesquisa Qualitativa em Saúde | 03 | 45 | Marluce Maria Araújo Assis |
Saúde da Criança e do Adolescente | 02 | 30 | Maria Conceição Oliveira Costa |
Tópicos Especiais em Saúde do Trabalhador | 02 | 30 | Tânia Maria de Araújo Fernando Carvalho |
Total: 06 créditos
Quadro 4 – Relação das Atividades Obrigatórias
Atividade | Créditos | Docentes |
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Estágio Docência | — | Rosely Cabral de Carvalho |
Seminários Avançados em Saúde Coletiva | — | Isaac Suzart Gomes Filho |
Pesquisa Orientada | 04 | Maria Conceição Oliveira Costa |
Exame de Qualificação | — | Valéria Souza Freitas |
Total dos Créditos: 41 créditos de disciplina + 4 créditos de Pesquisa Orientada = 44 créditos