NIEVS

Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Violência e Saúde

Projetos

Projetos de Pesquisa

VULNERABILIDADES NO CONTEXTO DA SAÚDE MENTAL EM DIVERSOS CENÁRIOS E PERSPECTIVAS DE INTERVENÇÃO

Período: 2018 – Atual

Descrição: A vulnerabilidade enquanto condição inerente do ser humano, desde o início da década de 1990 tem despertado interesse mundial, especialmente nos cenários marcados por desigualdades sociais de¬terminantes de graves situações de saúde pública e pelo desenvolvimento de um pensamento crítico na área tecnocientífica (AYRES, 2018). Para as pessoas com transtornos mentais, a condição de vulnerabilidade social torna-se ainda mais delicada, em decorrência dos estigmas atribuídos à doença. No campo de saúde mental, a partir da criação do Sistema Único de Saúde foram firmados os princípios da universalidade, integralidade e equidade na atenção. Nesse contexto, o movimento da reforma psiquiátrica revelou a necessidade de transformações, com a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), dispositivos substitutivos ao modelo manicomial, centralizam as transformações na área e condensam trabalhadores que pleiteiam por inovações no modo de cuidar (BRASIL, 2004), considerando a família como coparticipante no cuidado. Objetivo Geral: Compreender como os usuários, familiares, discentes de cursos da área de saúde e trabalhadores de saúde mental percebem as situações de vulnerabilidade nos seus contextos de vida e trabalho e as possíveis perspectivas de intervenção. Objetivos específicos: Descrever a percepção os usuários, familiares, discentes de cursos da área de saúde e trabalhadores de saúde mental acerca das situações de vulnerabilidade, identificar as possibilidades para transformação da realidade, implementar cuidados em Saúde Mental para a os usuários, familiares, discentes de cursos da área de saúde e trabalhadores de saúde mental. Metodologia: trata-se de um projeto com subprojetos em abordagem mista, tendo como referenciais a teoria das representações sociais e a metodologia da pesquisação. Como técnicas de coleta de dados serão utilizadas a pesquisa documental, as entrevistas semiestruturadas, grupos focais, rodas de conversa, observação e técnicas projetivas. Resultados: As metodologias permitirão identificar e compreender a vulnerabilidade presente no contexto estudado através da condução do estudo participativo, provocando uma reflexão-ação acerca do problema e busca de estratégias preventivas/interventivas. Implicações para a prática: Promoção do protagonismo, articulações intersetoriais e com familiares, elaboração de fluxograma para atendimento na atenção básica, realização de rodas terapêuticas com estudantes da área de saúde com vistas a promover boas práticas de saúde mental e autocuidado. Descritores: Saúde Mental, Vulnerabilidade, Atenção psicossocial.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) .
Integrantes: Sinara de Lima Souza – Coordenador / Luzimara Gomes Melo – Integrante / Everthon Fraga de Oliveira – Integrante / Carina Pimentel Souza Batista – Integrante / Lívia Caroline Leite Silva – Integrante / Thayná Oliveira Militão – Integrante / Luma Costa Pereira Peixoto – Integrante / Marcos Paulo Oliveira Lopes – Integrante / Layla Kelly Conceição Silva – Integrante / Priscila Dias Lima – Integrante / Iandra Sara dos Santos Ferreira – Integrante / Rosely Cabral de Carvalho – Integrante / Jaciele de Souza dos Santos – Integrante / Carmem Liêta Ressurreição dos Santos – Integrante / João Danilo Batista de Oliveira – Integrante.

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS D@S ADOLESCENTES E JOVENS ACERCA DA VIOLÊNCIA NAS RELAÇÕES DE INTIMIDADE

Período: 2017 – Atual

Descrição: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo que tem como objeto a violência nas relações de intimidade entre adolescentes e jovens. Apesar de aparentemente se tratarem de opostos, é comum encontrarmos situações nas quais indivíduos ligados entre si por relações afetivas, vivenciam situações de violência. Esta é uma realidade mundial, historicamente presente que envolve questões econômicas, sociais e culturais, a exemplo do uso e substâncias psicoativas e, especialmente estão atreladas ao gênero. Temos como objetivo geral: Compreender as representações sociais dos adolescentes atendidos no ESAD e jovens universitários em relação à violência nas relações de intimidade. Objeitvos específicos: Descrever as representações sociais d@s adolescentes e jovens acerca da violência nas relações de intimidade; Delinear as estratégias de enfrentamento da violência por el@s adotadas; Identificar as pessoas e/ou instituições que se constituem rede de apoio quando necessitam de ajuda. Percurso metodológico: trata-se de um estudo qualitativo à luz da teoria das representações sociais.O campo do estudo será o município de Feira de Santana, tendo como lócus o Espaço saúde do adolescente, situado no Centro Social Urbano de Feira de Santana e a Universidade Estadual de Feira de Santana- Ba. Os participantes do estudo serão adolescentes e jovens universitários de ambos os sexos, cadastrados no ESAD e estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Para a coleta de dados serão utilizadas as técnicas da observação participante, grupo focal e a entrevista semiestruturada. A análise dos dados oriundos das entrevistas será através análise de conteúdo do tipo temática. Já os dados apreendidos através do desenho-estória-tema, será por observação sistemática dos desenhos, leitura flutuante dos conteúdos das estórias, categorização dos desenhos após seleção por semelhanças e/ou aproximação dos temas, análise e interpretação das figuras através dos grafismos. Quanto às questões referentes à ética na pesquisa envolvendo seres humanos, acataremos o que versa a resolução 466/2012.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Sinara de Lima Souza – Coordenador / AISIANE CEDRAZ MORAIS – Integrante / Givanildo da Silva Nery – Integrante / Maria Margarete Brito Martins – Integrante / Carima Pimentel souza Batista – Integrante / Mariedna Santos de Jesus – Integrante / Greice Kely Oliveira sOUZA – Integrante / Aslani Taina S. Veloso – Integrante / Leilane Lacerda Anunciação – Integrante / Valéria Purificação Hamburgo – Integrante / Iandra Sara do Santos Ferreira – Integrante / Everthon Fraga de Oliveira – Integrante / Thayná Oliveira Militão – Integrante / Vanessa Cedraz dos Santos – Integrante / Jaciele de Souza dos Santos – Integrante / Vivian Ranyelle Soares de Almeida –

PERCEPÇÃO DO ACOLHIMENTO PELOS USUÁRIOS DE UM CAPS AD DO INTERIOR DA BAHIA

Período: 2014 – Atual

Descrição: Trata-se de uma pequisa qualitativa que tem como cenário um CAPS AD do interior da Bahia. Os participantes do estudo são os usuários do CAPS AD. tem como objetivo descrever a percepção dos usuários acerca do acolhimento realizado pelos trabalhadores de um CAPS ad do interior da Bahia.No desenvolvimento desta pesquisa serão utilizados grupos focais com usuários do CAPS ad por acreditar que estes permitam ?emergir uma multiplicidade de pontos de vista e processos emocionais pelo próprio contexto de interação criado, permitindo a captação de significados que, com outros meios, poderiam ser difíceis de manifestar? (GATTI, 2005, p.9). Os dados oriundos dos grupos focais serão analisados através da técnica de análise de conteúdo, a qual consiste em ter o tema como conceito central, que pode ser representado por uma frase, resumo ou palavra, procurando descobrir o núcleo de sentido através da frequência de aparição no discurso e que significará alguma coisa para o objetivo analítico escolhido (BARDIN, 1979 apud GOMES, 2011). descritores: acolhimento; saúde mental, tecnologias em saúde.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Sinara de Lima Souza – Integrante / Rosângela Costa Sampaio – Integrante / Monica Seixas Oliveira – Integrante / Mabel Nascimento – Integrante / Carina Batista – Coordenador / Regicélia Silva de Jesus Cordeiro – Integrante / Luzimara Gomes de Melo – Integrante / Mariana de Silva Mendes – Integrante / Ranyere Cerqueira – Integrante.
Número de produções C, T & A: 1

ROTAS CRÍTICAS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO

Período: 2014 – Atual

Descrição: A violência é um evento presente no cotidiano e em toda sociedade, imbricado no campo biopsicossocial que atinge todas as classes sociais, etnias, religiões e culturas, interferindo na saúde individual, coletiva e na qualidade de vida das pessoas, pois interfere em nossa rotina e agrava os sentimentos de medo e insegurança. A violência viola os direitos humanos e representa um desafio ao desenvolvimento social, político e econômico. Nas mulheres a violência carrega relações de gênero e naturalização dos seus atos da violência pela sociedade. O processo de construção psicológica e social que culminam com a decisão da mulher em denunciar a violência sofrida, pode resultar na construção de uma ?rota crítica? que aproxima a mulher de diversos serviços e profissionais, na tentativa de superar sua situação de vítima (SAGOT,2000). Com isso, encontra resposta positivas/resolutivas e, principalmente, adversas. Desta maneira, a avaliação do trajeto feito por essas mulheres possibilita uma reflexão acerca das necessidades e dos entraves presentes no atendimento a elas destinado. Na situação de vítimas, essas mulheres evidenciam durante o atendimento/acolhimento uma trajetória de idas e vindas a diversos serviços na tentativa de resolução para o problema da violência, principalmente em decorrência das repercussões na saúde física e psíquica advinda da aproximação com uma realidade violenta. Este estudo tem como objetivo compreender a rota percorrida pelas mulheres, que, em situação de violência, são atendidas na rede de proteção e social do município de Feira de Santana (família, saúde, jurídico, ação social e ONG) na ótica das mulheres atendidas e operadores da assistência social, judicial e policial, saúde, educação de Feira de Santana, Região Nordeste no Estado da Bahia. Trata-se de uma investigação exploratória na perspectiva qualitativa e quantitativa, a ser realizada em duas fases. Fase I pretende apreender a rota percorrida pelas mulheres atendidas, tendo como campo de estudo o Centro de Referência Maria Quitéria (CRMQ), localizado na cidade de Feira de Santana. Nessa fase, o CRMQ tornou-se um local privilegiado para o desvelamento da violência doméstica, no entendimento de que as mulheres atendidas reconhecem sua situação e iniciaram uma rota de superação e construção de uma trajetória sem violência. É importante ressaltar a representatividade das operadoras do CRMQ no reconhecimento da necessidade de um trabalho em rede e sua responsabilidade no enfrentamento e dimensionamento da violência sofrida por mulheres atendidas no âmbito de seus serviços. O instrumento de coleta dos dados será composto de entrevista semi estruturadas das rotas críticas dessas mulheres (mães e filhas adolescentes) no momento de sua decisão em denunciar a violência. Fase II visa identificar como se processa, na ótica dos operadores, as rotas percorridas por essas mulheres na perspectiva da abordagem ecológica do Desenvolvimento Humano, considerando as categorias pessoa/sujeito, contexto, processo e tempo para o entendimento desse fenômeno (KOLLER, 2004). E, na Fase II, será observada a dinâmica dos serviços (fluxo de atendimento e encaminhamentos) na rede de proteção e entrevista semi estruturada. Para a análise dos dados qualitativos será utilizada a análise de conteúdos na perspectiva de determinado contexto, a partir dos núcleos de sentido que compõem a comunicação (MINAYO, 2013). A análise dos dados quantitativos será feita com a ajuda do software Alceste. Serão produtos dessa pesquisa: a elaboração de um Protocolo de Fluxo de Atendimento, baseado na linha do cuidado de acolhimento e relação solidária para as mulheres atendidas na rede de serviços de saúde; capacitações e sensibilizações de gestores e técnicos que atuam na Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Feira de Santana.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sinara de Lima Souza – Integrante / Rosely Cabral de Carvalho – Coordenador / Aisiane Cedraz Morais – Integrante / Luciana Maia Santos – Integrante / Mirela F. Santos Iriart – Integrante / Gléssia Carneiro Guimarães – Integrante / Maria Eduarda Pereira Santos – Integrante / Délia Santos Abreu e Silva – Integrante / Maria Luiza da Silva Coelho – Integrante / Ariane Costa de Oliveira – Integrante / Ayana Lima Dantas Valverde – Integrante / atia Suely Pires Adorno – Integrante / Goret Gomes Silva – Integrante / Rita de Cássia Rocha Moreira – Integrante / Givanildo da Silva Nery – Integrante / Irene Nascimento Milcent – Integrante / Isamara de Souza Lima – Integrante / Laila Selis Santos Porto – Integrante / Renata Sampaio Santana – Integrante / Thayná Oliveira Militão – Integrante.

DIAGNÓSTICO DA VIOLÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PAZ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA-BA

Período: 2011 – Atual

Descrição: O presente estudo tem como objetivo geral, configurar a violência nas escolas públicas municipais de Feira de Santana-Ba, e como objetivos específicos: descrever os tipos de violência mais comuns nas escolas; identificar as escolas de maior predominância na ocorrência de violência; identificar as faixas etárias e sexo mais vulneráveis para a vitimização da violência;descrever as características dos agressores; identificar fatores associados com a prática da violência nas escolas; conhecer os conceitos de violência utilizados pelos atores sociais da instituição escolar;construir propostas de redução da violência e construção da paz juntamente com a escola, a comunidade e o poder público, na perspectiva de sistematização de estratégias para a construção de territórios de paz, preconizados pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um estudo permanente, iniciando no ano de 2011, utilizando a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação, a qual, prevê o envolvimento, enquanto atores sociais, dos indivíduos que fazem parte da realidade a ser conhecida e transformada. Serão sujeitos do estudo, diretores de escolas, alunos, professores e funcionários, 20 de cada escola, numa amostra intencional. Utilizará como técnicas de investigação a entrevista semi-estruturada, aplicação de questionário, o grupo focal e os seminários, e em seguida, realizada a análise temática dos dados. Terá uma fase diagnóstica ou investigativa e outra de intervenção, processualmente imbricadas. As sugestões de mudança da realidade emergirão durante o percurso e na etapa final. Palavras-Chave: Violência; Violência na escola; Construção da Paz; Pesquisa-Ação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa e extensão
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado profissional: (3) .
Integrantes: Sinara de Lima Souza – Coordenador / Zannety Conceição Silva N. Souza – Integrante / Pierre Gonçalves de O. Filho – Integrante / Judith Sena da Silva Santana – Integrante / Aisiane Cedraz Morais – Integrante / Selma dos Santos – Integrante / Leilane Lacerda Anunciação – Integrante / Caroline Barreto Freire Oliveira – Integrante.

Projetos de extensão

DIAGNÓSTICO DA VIOLÊNCIA E ESTRATÉGIAS DE CONSTRUÇÃO DA PAZ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA-BA

Descrição: O presente estudo tem como objetivo geral, configurar a violência nas escolas públicas municipais de Feira de Santana? Ba, e como objetivos específicos: descrever os tipos de violência mais comuns nas escolas; identificar as escolas de maior predominância na ocorrência de violência; identificar as faixas etárias e sexo mais vulneráveis para a vitimização da violência;descrever as características dos agressores; identificar fatores associados com a prática da violência nas escolas; conhecer os conceitos de violência utilizados pelos atores sociais da instituição escolar;construir propostas de redução da violência e construção da paz juntamente com a escola, a comunidade e o poder público, na perspectiva de sistematização de estratégias para a construção de territórios de paz, preconizados pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um estudo permanente, iniciando no ano de 2011, utilizando a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação, a qual, prevê o envolvimento, enquanto atores sociais, dos indivíduos que fazem parte da realidade a ser conhecida e transformada. Serão sujeitos do estudo, diretores de escolas, alunos, professores e funcionários, 20 de cada escola, numa amostra intencional. Utilizará como técnicas de investigação a entrevista semi-estruturada, aplicação de questionário, o grupo focal e os seminários, e em seguida, realizada a análise temática dos dados. Terá uma fase diagnóstica ou investigativa e outra de intervenção, processualmente imbricadas. As sugestões de mudança da realidade emergirão durante o percurso e na etapa final. Palavras-Chave: Violência; Violência na escola; Construção da Paz; Pesquisa-Ação.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa e extensão

Espaço Saúde do Adolescente (ESAD)

Período: 2008 – Atual

Descrição: Projeto de extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) em parceria com o Centro Social Urbano (CSU) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para implantação de um programa de assistência integral à saúde de adolescentes, atendendo aos princípios do SUS.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.