NUPISC

Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva

1 UEFS 1O acesso ao Sistema Único de Saúde foi tema do Seminário Acesso e Qualidade na Saúde da Família: Desafio no SUS. Participaram profissionais, professores e dirigentes da saúde. As atividades foram desenvolvidas durante todo o dia no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O Seminário foi aberto na parte da manhã com palestra proferida pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Uefs, Marluce Assis. Ela abordou temas como políticas públicas, desafios de profissionais de saúde e investimentos. “Precisamos reconstruir o Sistema de Saúde, lutar por mais investimentos que podem advir de meios como uma reforma tributária”, salientou. A abertura contou com a presença do reitor da Uefs, José Carlos Barreto.

À tarde, foram apresentados trabalhos de mestrado de Aliana Simões e Márlon Gama Almeida, respectivamente sobre o acesso ao SUS através do Poder Judiciário e o fluxo de atendimento e participação social na atenção à Saúde da Família em Feira de Santana. Após as apresentações, um debate foi realizado para discutir os assuntos.

A professora Maria José Bistafa, da Universidade de São Paulo (USP), afirmou que é preciso reconhecer os avanços do SUS, apesar das fragilidades. “Para que o SUS chegue ao alcance de todos temos que discutir o que precisamos fazer, o que estamos fazendo e o que deixamos de fazer”, afirmou.

A importância de se conhecer o SUS também foi tese defendida pela secretária municipal de Saúde de Feira de Santana, Denise Mascarenhas. “O modelo adotado no Brasil é de procura às emergências e hospitais. A atenção básica precisa ser trabalhada e adotada. Existe um quadro de oferta e demanda que necessita ser conhecido com profundidade”.

Já o secretário de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, Antonio Silva, afirmou que o atendimento básico na área rural é precário diante de uma demanda a cada ano maior.