NUPISC

Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva

Apresentação

O NUPISC surgiu como uma necessidade de fortalecimento do Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana / UEFS, implantado em 1997.

Os campos de estudo e intervenção estão voltados para as Políticas de Saúde, Planejamento e Organização dos Serviços, Programas e Práticas de Saúde, com ênfase no Programa Saúde da Família / Estratégia Saúde da Família, toma como referência os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), além de considerar as estratégias de reordenamento do modelo de atenção, a saúde como um bem público e para além dos aspectos biológicos, a constituição produção de sujeitos sociais no processo de reformulação do setor saúde e na formação e educação permanente de recursos humanos e a constituição de equipes multidisciplinares na perspectiva da interdisciplinaridade.

As pesquisas do NUPISC abordam também objetos sobre saberes e práticas de saúde e seus determinantes histórico-sociais, em busca de novos paradigmas na saúde e da reconstrução de um modelo de saúde em defesa da vida do cidadão, tendo em vista que podem intervir na saúde do indivíduo, família e grupos da comunidade.

Além do mais, o Núcleo também desenvolve estudos sobre Avaliação de Serviços e Programas, considerando a dinâmica do sistema de saúde e incorporação de novos pesquisadores. Além de pesquisas realizadas em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, estabelece relações com a comunidade, os serviços de saúde e a gestão de municípios a partir dos trabalhos de extensão e consultoria.

 

Objetivos

  • Formar pesquisadores no campo da Saúde Coletiva;
  • Desenvolver atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão em contribuição para a formação de pessoal da área de saúde;
  • Fortalecer a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva do Departamento de Saúde da UEFS.