NUPISC

Núcleo de Pesquisa Integrada em Saúde Coletiva

Apresentação

O NUPISC surgiu como uma necessidade de fortalecimento do Mestrado em Saúde Coletiva da UEFS, implantado em 1997 atualmente Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva – UEFS e, posteriormente, mais de uma década depois, com a criação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva e do Mestrado Profissional em Enfermagem implantados respectivamente em 2011 e 2012.

Os campos de estudo e intervenção estão voltados para as políticas de saúde, planejamento e organização dos serviços, programas e práticas de saúde, com ênfase na Estratégia Saúde da Família, toma como referência os princípios e as diretrizes do SUS, além de considerar as estratégias de reordenamento do modelo de atenção à saúde como um bem público e para além dos aspectos biológicos, a constituição produção de sujeitos sociais no processo de reformulação do setor saúde e na formação e educação permanente de recursos humanos e a constituição de equipes multidisciplinares na perspectiva da interdisciplinaridade. As pesquisas abordam também objetos sobre saberes e práticas de saúde e seus determinantes histórico-sociais, em busca de novos paradigmas na saúde e na reconstrução de um modelo de saúde em defesa da vida do cidadão, tendo em vista pesquisas que possam intervir na saúde do indivíduo, família e grupos da comunidade.

O Núcleo também desenvolve estudos sobre avaliação de serviços e programas, considerando a dinâmica do sistema de saúde e incorporação de novos pesquisadores. Além de pesquisas realizadas em parceria com outras instituições nacionais e internacionais, estabelece relações com a comunidade, os serviços de saúde e a gestão de municípios a partir dos trabalhos de extensão e consultoria.

Objetivos

  • Formar pesquisadores na área de Saúde Coletiva e de Enfermagem;
  • Possibilitar a participação de docentes, discentes de graduação e pós-graduação e profissionais de serviço motivados no desenvolvimento de pesquisas na área da saúde;
  • Desenvolver estudos voltados para as transformações do Sistema de Saúde;
  • Elaborar projetos de intervenção a partir dos limites e potencialidades na organização dos serviços e práticas.

 

Endereço do Diretório de Grupos de Pesquisa

dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4175379070604281