VULNERABILIDADE, ESTIGMA E DISCRIMINAÇÃO EM SAÚDE
Estudos sobre a discriminação nos contextos da saúde em função das marcas sociais que colocam os indivíduos a partir de seus corpos em situação de vulnerabilidade e estigma; Estigma relacionado ao adoecimento crônico, às identidades étnico raciais e de gênero, à deficiência, às doenças emergentes dentre outros. Estudos sobre o estigma percebido, referido, introjetado e de cortesia. Estudo sobre as conseqüências do estigma à saúde dos grupos e implicações sobre as praticas de cuidado (individual, familiar e profissional).
CUIDADO A PESSOAS E FAMÍLIAS EM PROCESSO DE ADOECIMENTO E HOSPITALIZAÇÃO
Compreende estudos e atividades de extensão sobre o cuidado ao recém-nascido, criança, adolescente, mulher, adulto, idoso e famílias em processo de adoecimento e hospitalização. Engloba pesquisas de problemas identificados na prática clínica diária e envolvendo indivíduos e famílias, seus problemas cognitivos, afetivos e comportamentais durante as experiências de adoecimento e/ou hospitalização, demandas de cuidados e intervenções de enfermagem. Inclui pesquisas que investigam o impacto clínico do cuidado de Enfermagem e intervenções em saúde nos resultados assistenciais e nas respostas humanas.
TECNOLOGIAS E SEGURANÇA NA SAÚDE.
Desenvolve estudos, pesquisas e atividades de extensão sobre a elaboração e validação de tecnologias, segurança na saúde e processos de inovação. Engloba pesquisas de problemas identificados na prática clínica diária e envolvendo indivíduos e famílias, seus problemas cognitivos, afetivos e comportamentais durante as experiências de adoecimento e/ou hospitalização, demandas de cuidados de Enfermagem e intervenções em saúde. Inclui pesquisas que investiguem o impacto clínico do cuidado e intervenções em saúde nos resultados assistenciais e nas respostas humanas.