O Núcleo de Câncer Oral (NUCAO) é um núcleo interinstitucional de Pesquisa, Ensino e Extensão, que atua nas linhas de promoção de saúde e prevenção do câncer bucal. O NUCAO foi instituído através da Resolução CONSEPE n.º 55/95 de 19 de dezembro de 1995. O NUCAO está vinculado ao Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Na área de pesquisa, o NUCAO apresenta um grupo de pesquisa cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) intitulado Núcleo de Câncer Oral. Os projetos pesquisa e de extensão do grupo têm recebido apoio de instituições de fomento como o CNPq, a Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), o Ministério da Educação (MEC) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).
Na área de ensino o núcleo atua junto aos componentes curriculares Estudo Integrado XIV (E.I XIV) e Estágio em Clínica Odontológica Integrada V (ECOI V) do Curso de Odontologia da UEFS, que, nas suas ementas, abordam o problema do câncer bucal. Os acadêmicos deste Curso, ao cursarem estes componentes, participam de atividades de ensino vinculadas as atividades de extensão do NUCAO, diagnosticando os casos de desordens potencialmente malignas (DPM) e câncer bucal, bem como prestando atendimento odontológico ao paciente oncológico. Na área de extensão, o NUCAO desenvolve atividades associadas aos Programas de Prevenção e Controle do Câncer de Boca e Ações Estratégicas para a Prevenção do Câncer de Boca, estabelecendo parcerias, por meio de Convênios, com instituições vinculadas ao tratamento dos pacientes com câncer na região de cabeça e pescoço como a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
As ações do referidos programas envolvem educação em saúde da comunidade para a redução de fatores de risco para doença; educação continuada de profissionais de nível médio e superior visando à formação de agentes multiplicadores para a prevenção e controle da doença; atividades de extensão buscando o diagnóstico precoce de DPM e câncer bucal, envolvendo a busca ativa de casos através de atividades de rastreamento ou screening com grupos de risco. O NUCAO apresenta dois laboratórios de apoio as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas, o Laboratório de Patologia Bucal (LABPAT), sob a coordenação do Prof. Dr. Marcio Campos Oliveira e o Laboratório de Biologia Oral (LABOR), sob a coordenação da Profa. Dra. Ynara Bosco de Oliveira Lima Arsati.
Quais os objetivos do NUCAO?
Desenvolver atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão, buscando a prevenção e controle do câncer bucal no Município de Feira de Santana e microrregião.
Onde está localizado?
O Nucao está localizado no prédio da Pós graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana.
O atendimento à população ocorre no ambulatório da Clínica Odontológica nova da UEFS, situado atrás do Centro Integrado de Odontologia (CION) Módulo VI.
Quais os procedimentos realizados?
- Atividades de educação em saúde bucal, em asilos, feiras de saúde, centros comunitários, igrejas, canteiros de obras etc, especialmente com grupos de risco, visando a prevenção do câncer bucal;
- Cursos de extensão, oficinas e cursos de capacitação para profissionais e estudantes da área de saúde;
- Atendimento clínico-cirúrgico dos indivíduos portadores de lesões bucais, identificados nas atividades de extensão realizadas nas comunidades ou na rede de atenção à saúde;
- Atendimento clínico e diagnostico das lesões bucais, incluindo biópsia e exame histopatológico. Nos casos necessários é realizado o encaminhamento para tratamento no Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Feira de Santana, mediante convênio firmado com o Nucao;
- Atendimento odontológico ao paciente oncológico, realizando o preparo prévio à radioterapia ou quimioterapia, de modo a prevenir, minimizar ou tratar as complicações bucais decorrentes destes tratamentos;
Qual a importância do NUCAO para a comunidade externa?
Por meio de suas ações o Nucao destaca-se pelo diagnóstico precoce e controle do câncer bucal de modo a contribuir para a redução dos indicadores da doença no município de Feira de Santana e região.
Os atendimentos são totalmente gratuitos?
Sim. Todas as atividades desenvolvidas, incluindo o atendimento odontológico e os cursos de formação promovidos pelo Nucao são gratuitos.
Quais os critérios para ser atendido(a)?
Para ser atendido o indivíduo deve:
- Ser portador de qualquer lesão em boca;
- Estar em tratamento oncológico ou ter sido submetido a tratamento de tumores em região de cabeça e pescoço.
Quais os dias de atendimento?
O dia de atendimento para diagnóstico de lesões bucais é segunda-feira, das 8h às 12 h.
Para tratamento odontológico ao paciente oncológico, quarta-feira, das 8h às 12 h, na Clínica Odontológica Nova da UEFS (atrás do CION).
Quando ocorrem as triagens para atendimento?
Não há dia específico para realização de triagem. Os indivíduos que apresentarem os critérios previamente citados para o atendimento ou perceberem a presença de lesões em boca que não cicatrizam ou desaparecem em até 15 dias devem buscar o atendimento do Nucao.