Diante da necessidade de evidenciar as iniquidades em saúde a fim de superá-las, o estabelecimento de grupos de pesquisa sensíveis e comprometidos com a produção de conhecimento e discussão sobre o tema, constitui-se numa estratégia primordial para orientar as políticas e ações que buscam superar promover a justiça social e no acesso à saúde.
Entendendo que a produção acadêmica além de atender a demanda dos movimentos sociais deve servir de base para a formulação de políticas públicas e intervenções de âmbito populacional, a criação do NUDES reveste-se de especial importância para a Saúde Pública. Portanto, a implantação desse núcleo representa um avanço na produção de pesquisas e realização de práticas na comunidade com vistas a redução das iniquidades em saúde em Feira de Santana e região.
O NUDES tem como área de conhecimento predominante as desigualdades em saúde segundo raça/cor, gênero, classe, região, acesso entre grupos específicos e populações vulnerabilizadas; violência em suas diversas formas, saúde coletiva, epidemiologia de doenças e agravos e serviços de saúde.
Objetivos
- Produzir conhecimento sobre as doenças e agravos considerando as desigualdades em saúde segundo raça/cor, gênero, classe, região, acesso entre grupos específicos e populações vulnerabilizadas e violência em suas diversas formas.
- Aplicar o conhecimento produzido academicamente e no contexto social.
- Formar pesquisadores e profissionais de saúde na temática saúde coletiva com destaque para as desigualdades sociais em saúde segundo raça/cor, gênero, classe, região, acesso entre grupos específicos e populações vulneráveis e violência em suas diversas formas.
- Fomentar o intercambio de docentes e discentes entre a UEFS e outras universidades brasileiras e estrangeiras.
- Fortalecer os cursos de graduação da área de saúde e afins e os cursos de Pós Graduação em Saúde Coletiva e de Enfermagem da UEFS em nível de mestrado e doutorado.
- Contribuir para a consolidação do Sistema Único de Saúde do Brasil.