NUDES

Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades em Saúde

Apresentação

Diante da necessidade de evidenciar as desigualdades em saúde a fim de superá-las, o estabelecimento de grupos de Pesquisa sensíveis e comprometidos com a produção de conhecimento e discussão sobre o tema, constitui-se numa estratégia primordial para orientar as políticas e ações que buscam superar as desigualdades promovendo a justiça social através da Saúde.

No Brasil, atualmente, segundo o Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq estão cadastrados cinco grupos de Pesquisa cujo principal objeto de estudo são as Desigualdades em Saúde, sendo que quatro desses estão em Universidades nas regiões Sul e Sudeste do pais. O único fora desse eixo é o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre Desigualdades em Saúde (NUDES).

Entendendo que a produção acadêmica além de atender a demanda dos movimentos sociais deve servir de base para a formulação de políticas públicas e intervenções de âmbito populacional, a criação do NUDES reveste-se de especial importância para a Saúde Pública. Portanto, a implantação desse núcleo representa um avanço na produção de pesquisas e realização de práticas na comunidade com vistas a redução das desigualdades em saúde em Feira de Santana e região.

 

Objetivos

  • Nosso objetivo é reunir um corpo de conhecimento para intervir sobre a realidade dos grupos vulneráveis.
  • Publicações sobre as desigualdades em saúde que irão contribuir para o aumento do conhecimento levando a abordar essas desigualdades.
  • Formação de pesquisadores especialistas na temática sobre desigualdades sociais na saúde.
  • Fomentar o intercambio de docentes e discentes entre a UEFS e outras universidades brasileiras e estrangeiras.
  • Aplicar o conhecimento produzido academicamente no contexto social.
  • Contribuir para o alcance da equidade em saúde.
  • Realização de cursos de curta duração e seminários sobre desigualdades em saúde.