NUPES

Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde

Apresentação

O Núcleo de Pesquisa e Extensão em Saúde (NUPES) tem o objetivo de contribuir para a construção do conhecimento científico na área da saúde nos diferentes aspectos: biológicos, socioculturais e epidemiológicos. As pesquisas desenvolvidas possibilitam o trabalho com alunos de pós-graduação, tanto em nível de doutorado, como de mestrado; e, de graduação, com orientações desde a iniciação científica até os trabalhos de conclusão de curso. Além disso, esses estudos permitem a realização de um trabalho multidisciplinar, interdepartamental e interinstitucional.

As pesquisas do NUPES estão baseadas em três grandes projetos (com sub-projetos) que integram a linha de pesquisa Nutrição, Aleitamento Materno e Saúde da Criança.

O primeiro projeto intitulado Incidência e fatores de risco para a mastite em nutrizes atendidas em hospitais credenciados ou não como Amigos da Criança (CEP/UEFS – Protocolo 12/2003 e CONSEPE/UEFS – Protocolo 57/2003) trata-se de um estudo de coorte de nascidos vivos, iniciado em 2004, composta por 1309 mulheres que pariram em todos os hospitais da cidade de Feira de Santana. Dando continuidade à pesquisa, foram realizados novos projetos com o seguimento da coorte em visitas domiciliares e entrevistas às mães aos 9, 12, 18, 24, 30 e 72 meses.

O segundo Projeto, intitulado Efeitos do desmame sobre o hábito alimentar e o crescimento infantil (CEP/UEFS – Protocolo 077/2006 e CONSEPE/UEFS – Protocolo 154/2007), foi iniciado no ano de 2006 com objetivo de avaliar o efeito do aleitamento materno, introdução dos alimentos complementares e desmame sobre os hábitos alimentares, o crescimento e saúde de crianças menores de seis anos de idade.

O terceiro projeto intitulado Evolução dos indicadores de aleitamento materno em Feira de Santana-BA iniciou-se em 2008 (CEP/UEFS – Protocolo n°061/2009) tem como objetivo monitorar os indicadores de aleitamento materno na cidade de Feira de Santana, em menores de 1 ano de idade.