NNEPA

Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência

Apresentação

      O Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência/NNEPA, implantado em 1997 (Portaria nº110/99), faz parte do Departamento de Saúde/DSAU da UEFS, integra um dos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/PPGSC e funciona nas instalações do Centro de Pós-Graduação/PPGSC.
A estrutura de recursos humanos do NNEPA conta com a participação de professores – pesquisadores, assistentes – colaboradores, alunos de iniciação científica (CNPq, FAPESB e UEFS) dos cursos de graduação da Universidade e mestrandos do PPGSC/UEFS. O fluxograma de atividades do grupo se organiza em função das linhas de atuação, integrando atividades de pesquisa e extensão, assim como ensino (graduação e pós-graduação), orientação (Mestrado e alunos de Iniciação Científica) e consultorias.
Nessa trajetória histórica, o NNEPA tem recebido apoio das agências de fomento à pesquisa, em nível nacional (CNPq, CAPES/MEC, FAPESB, FAPEC, MS) e internacional (OIT, USAID, CALC, CRSH, AUF), o que tem possibilitado ampliar suas bases de referência, através de parcerias e intercâmbios.
Em nível municipal e regional, o NNEPA tem investido esforços para ampliar e consolidar articulações com Instâncias de representatividade nos diferentes setores, Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Segurança Pública, Garantias de Direitos, em Feira de Santana e municípios do Semi-Árido da Bahia, vislumbrando contribuir para disseminar o conhecimento científico, formar recursos humanos e subsidiar políticas e estratégias voltadas à saúde, proteção e qualidade de vida para a infância, adolescência e juventude, no município e região do semi-árido da Bahia.

 

Objetivos

  1. Proporcionar, entre pesquisadores-professores, alunos e colaboradores, o desenvolvimento de habilidades capazes de ampliar o conhecimento técnico e científico, assim como a participação mútua, no desenvolvimento pessoal e coletivo dos integrantes do grupo, fortalecendo a perspectiva da co-responsabilidade, no processo de trabalho em equipe;
  2. Realizar atividades de pesquisa, extensão, formação de recursos humanos e divulgação do conhecimento, em parceria com outras Universidades e Serviços Públicos de atenção à infância, adolescência e juventude;
  3. Fortalecer as linhas de pesquisa do PPGSC/UEFS e contribuir com a formação profissional e acadêmica de alunos de graduação e pós-graduação/UEFS;
  4. Promover integração-articulação entre equipes de pesquisadores e alunos da Universidade, com técnicos da Rede de Instâncias de Atendimento, Defesa e Garantia de Direitos de grupos vulneráveis, no município e região do semi-árido da Bahia.

 

Áreas de Atuação

  • Saúde da Criança e do Adolescente;
  • Saúde e Qualidade de Vida na Infância, Adolescência e Juventude;
  • Saúde Sexual e Reprodutiva na Adolescência e Juventude;
  • Vulnerabilidades na Infância, Adolescência e Juventude: uso de drogas, situação de vitimização e violência, doenças sexualmente transmissíveis/ DST/ HIV/ AIDS.