NNEPA

Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência

Organização de livros

 Livros                                               

Livro no prelo: Violência nas relações de intimidade de jovens com parceiros íntimos e seus pares: perspectiva de abordagem quantitativa e qualitativa

O livro “Violência nas relações de intimidade de jovens com parceiros íntimos e seus pares: perspectivas de abordagem quantitativa e qualitativa”, é o  resultado de um amplo projeto que investiga o mesmo fenômeno: a violência no contexto relacional de jovens com parceiros íntimos, seus pares e fatores ligados às relações interpessoais e ambientais precedentes. O objetivo da obra é apresentar as etapas da experiência de pesquisa, com abordagens distintas, quantitativa e qualitativa, utilizando diferentes procedimentos de coleta e análise de dados.

SINOPSE

O livro – Violência nas relações de intimidade de jovens com parceiros íntimos e seus pares: perspectivas de abordagem quantitativa e qualitativa – é o resultado de um amplo projeto que investiga o mesmo fenômeno: a violência no contexto relacional de jovens com parceiros íntimos, seus pares e fatores ligados às relações interpessoais e ambientais precedentes. O objetivo da obra é apresentar as etapas da experiência de pesquisa, com abordagens distintas, quantitativa e qualitativa, utilizando diferentes procedimentos de coleta e análise de dados. Os capítulos obedecem ao fluxo das etapas de desenvolvimento do projeto: inicialmente, a implementação dos processos de adaptação transcultural e análise das propriedades psicométricas do instrumento de pesquisa Parcour amoreux des jeunes/PAJ – Percurso amoroso de jovens/PAJ –, etapa necessária e fundamental à adequação do instrumento, para aplicação em contexto brasileiro. Em seguida, o desenvolvimento dos Subprojetos, os quais abordam diferentes manifestações violentas, na condição de vítima, agressor e reciprocidade agressiva, no do convívio cotidiano, com parceiro íntimo e pares, considerando a multiplicidade e sutileza dos eventos e os antecedentes (ambientais e interpessoais). As principais metas das investigações foram: ampliar e aprofundar o leque de conhecimentos sobre o tema e a diversidade de atitudes violentas nos relacionamentos; compreender os fatores intervenientes na dinâmica do ciclo geracional da violência interpessoal; divulgar e incentivar novas investigações nessa área; subsidiar propostas, programas e políticas direcionadas à juventude, sensibilizando sobre a importância dos vínculos saudáveis e pacíficos, em favor da saúde física e mental das gerações, atual e futura.

INTRODUÇÃO

Este livro descreve etapas do desenvolvimento de investigações implementadas entre universidades, visando a investigar comportamentos violentos sofridos e/ou perpetrados entre jovens nas relações com parceiros íntimos e seus pares, considerando a interferência dos antecedentes pessoais, familiares, amigáveis, entre outros.
A obra está organizada em cinco capítulos, cuja sequência permite ao leitor conhecer projetos do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência/NNEPA, da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS, no estado
da Bahia, Brasil, desenvolvidos a partir da parceria com grupos de pesquisa da Universidade do Quebec à Montréal/UQAM – Canadá.
Os intercâmbios estabelecidos entre as equipes das universidades foram implementados em dois períodos. Inicialmente (2006-2010), com a participação do NNEPA/UEFS no Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social da Juventude de Montreal/IRDS, referência nacional para denúncias e atendimento clínico e psicossocial de crianças e jovens na condição de vítima e/ou agressor, implementando pesquisas eintervenções voltadas à violência infanto-juvenil.
A segunda etapa de interlocução entre UEFS e UQAM ocorreu a partir de 2010, com a participação do NNEPA no grupo – Violência Sexual e Saúde/EVISSA, da UQAM, período no qual a equipe do EVISSA implementava um projeto nominado Parcour Amoreux des Jeunes/PAJ (Percurso amoroso de jovens). O instrumento original de coleta – PAJ – é de autoria do grupo EVISSA/UQAM, com as Universidades
de Montreal/UM e de Laval/UL. A participação do NNEPA foi direcionada ao questionário PAJ, visando à aplicabilidade em contexto brasileiro, conforme critérios recomendados, considerando a diversidade sociocultural entre países.
A adequação do PAJ à realidade brasileira representou uma experiência pioneira e desafiadora para a equipe do NNEPA. Os processos de Adaptação Transcultural e Validação, assim como as Análises das Propriedades Psicométricas foram executadas, visando à aplicação do questionário, em contexto nacional. O apoio científico do EVISSA e parcerias com expertos da área de investigação metodológica foram essenciais à instrumentalização do NNEPA, visando à adequação e validação do questionário à realidade sociocultural brasileira, conforme procedimentos (REICHENHEIM; MORAES, 2007; CRONBACH, 1951; BEATON et al., 2000). Os resultados dos processos citados apontaram proporções de clareza e equivalência superiores a 80% e Índice de Validação de Conteúdo (IVC) acima de 95%, indicando validade e confiabilidade necessárias à aplicação da versão brasileira do PAJ  (NASCIMENTO, 2014; CAMPOS, 2015; NASCIMENTO et al., 2015). Com base na troca de experiências entre universidades, a partir de 2017, o NNEPA implementou um Projeto Interinstitucional, integrando quatro subprojetos, nominado – Saúde de jovens e violência: Interlocução entre a rede de informação em saúde e o sistema de educação, para prevenir a vitimização familiar, amorosa e entre pares -, contando com o apoio técnico do EVISSA/UQAM e de pesquisadores de outras universidades do país.
Os subprojetos foram desenvolvidos com distintas abordagens e procedimentos metodológicos, tendo como premissa ampliar e aprofundar conhecimentos sobre o tema: SUBPROJETO I – Ocorrências violentas nas relações afetivo-sexuais de jovens estudantes da rede pública de ensino de Feira de Santana/Bahia; SUBPROJETO II –Violência nas relações afetivo sexuais de adolescentes e adultos jovens: direcionalidade violenta, comportamentos e violência interparental-; SUBPROJETO III – Violência na intimidade de jovens: fatores preditores, manifestações violentas e consequências-; SUBPROJETO IV – Violência entre jovens estudantes e seus pares: perfil do ato violento, fatores preditores e sentimentos vivenciados. A implementação dos subprojetos, em conformidade ao tipo de abordagem e procedimentos específicos utilizados, obedeceu às etapas precedentes, cujos processos de Adaptação transcultural e Análises das Propriedades Psicométricas do PAJ foram determinantes para a aplicação do PAJ, em contexto nacional.
As trocas de experiências e tecnologias entre os grupos de pesquisa contribuíram para impulsionar a formação de novos pesquisadores; ampliar o conhecimento em diferentes tecnologias e abordagens de pesquisa; implementar a produção técnico- científica; divulgar conhecimentos nessa área, em universidades, serviços, eventos científicos e comunidades, em nível nacional e internacional.
Salienta-se a importância de investigações sobre fenômenos que interferem na dinâmica social e relacional de jovens, na perspectiva de subsidiar o planejamento e execução de políticas intersetoriais direcionadas a esse grupo, considerando sua alta vulnerabilidade. Priorizar investimentos nos setores de saúde, educação e desenvolvimento social voltados à juventude permite prevenir a transmissão intergeracional de relacionamentos violentos no cotidiano, especialmente no círculo de relações íntimas de jovens, com amigos, parceiros e familiares.

 A obra contou com o apoio do CNPQ e foi organizada pela professora Maria Conceição Oliveira Costa, com colaboração de Jamilly de Oliveira Musse, Kátia Santana Freitas, Cleuma Sueli Santos Suto, Magali Teresópolis Reis Amaral, Marcos Antônio Oliveira de Santana, Evanilda Souza de Santana Carvalho, Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti,  Ohana Cunha do Nascimento,  Marcelle Esteves Reis Ferreira, Aline Moerbeck da Costa, Mariana Rocha da Silva Campos, Claudiana Bomfim de Almeida Santos, Mariana Rocha da Silva Campos, Lorena Ramalho Galvão, Naysa Farias Barros, Wanessa Oliveira Rosário e Maroel da Silva Bispo.

Referência: M.C.O.; SANTANA, M.A.O.; CARVALHO, E.S.S.; SUTO, C.S.S.; NASCIMENTO, O. C.; ESTEVES, M.; BONFIM, C. In: Violência nas relações de intimidade de jovens com parceiros íntimos e seus pares: perspectiva de abordagem quantitativa e qualitativa. Editora APPRIS; Curitiba, 2021 (no prelo). editoraappris-com-br.20150623.gappssmtp.com.

Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes no seu município

Em 2012 foi publicado o manual “Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes no seu município” sob coordenação de Maria Conceição Oliveira Costa, com equipe composta por Hervânia S. da Costa, Jamilly de O. Musse, Jeidson A. M. Marques, Karine E. Peixoto, Luciana L. F. Nascimento, Marcone R. de Oliveira, Michelle Lustosa, Nilma L. A. Cruz, Vanessa S. Sampaio. Para além dessa equipe, participou a equipe de implementação das ações da Rede – Feira de Santana/ FSA.

A consultoria técnica foi realizada por Evelyn Eisenstein – Professora Adjunta de Pediatria e Clínica de Adolescentes, Coordenadora de Telemedicina, Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FCM-UERJ e por Thaís Dumêt Faria, advogada oficial de Programação do Escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil/OIT, doutorado em Direito – Universidade de Brasília (UnB);

O livro é resultado da parceria entre a equipe do NNEPA/UEFS, gestores e profissionais das Instâncias que compõe a “Rede de integração – Universidade e Sistemas de Saúde, Educação, Assistência Social, Segurança Pública e Garantia de Direitos da Infãncia e Adolescência”, com apoio da Organização Internacional do Trabalho/OIT e Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia/FAPESB. Dispõe de conteúdos atualizados com objetivo de subsidir os profissionais dessa Rede no trabalho cotidiano de implementação das medidas de promoção, proteção e intervenção, nos casos de crianças e adolescentes vitimizadas.

Referência:  COSTA, M. C. O. Diga não à violência sexual contra crianças e adolescentes no seu município. Universidade Estadual de Feira de Santana: Feira de Santana, 2012, 97p.


 

Violência e vitimização na infância e adolescência – a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção

O livro “Violência e vitimização na infância e adolescência – a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção”, publicado em 2013, apresenta resultados de projetos de pesquisa articulados com outras Universidades e Redes de Instâncias responsáveis pela prevenção e enfrentamento da violência em Feira de Santana e região do Semiárido baiano. O projeto “Inclusão social em tempos de violência doméstica: o lugar da escola”, ao possibilitar a divulgação, nas escolas do município de uma das pesquisas do NNEPA e da UEFS, visa subsidiar professores e gestores, protagonistas da formação de crianças e adolescentes, quando a informações essenciais sobre a temática da violência perpetrada contra crianças e adolescentes, a fim de contribuir com maior identificação e notificação de casos, assim como na elaboração de propostas de prevenção e intervenção, em atendimento a essa importante demanda social.

A obra foi organizada pela professora Maria Conceição Oliveira Costa, com colaboração de Rosely Cabral de Carvalho, Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos, Marcos Antonio de Oliveira Santana e Nilton Cesar Nogueira dos Santos.

Referência:  COSTA, M. C. O. Violência e vitimização na infância e adolescência – a inclusão da escola no reconhecimento e prevenção. UEFS Editora: Feira de Santana, 2013, 80p.


 

Semiologia e Atenção Primária à Criança e ao Adolescente

Semiologia e Atenção Primária à Criança e ao Adolescente“, é uma obra de sucesso que alcançou duas edições, organizadas por Maria Conceição Oliveira Costa, Médica-Pediatra, Especialista em Medicina do Adolescente, com Doutorado em Medicina – EPM – UNIFESP, Professora Titular da UEFS e Coordenadora do NNEPA/UEFS; e por Ronald Pagnoncelli de Souza, Médico-pediatra, Especialista em medicina do Adolescente e Professor Adjunto IV do Departamento de Pediatria da UFRGS.

A edição contou com os colaboradores: Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; Alberto Scofano Mainieri; Ana Cristina Pandolfo; Ana Cristina Rodrigues Mendes; Aramis A. Neto Lopes; Carlos Alberto Werutsky; Caroline Strelau Hastenpelug; Christianne Scheilla Almeida Silva; Danilo Blank; Elisandra Furlan de Lima Campos; Emílio Salle; Everton Sukster; Evelyn Eisenstein; Fernando Manuela de Matos Cruz; Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos/ Gilberto Degagni Vidarte; Graciete Oliveira Vieira; Hélio Campos Pippi de Azambuja; Hervânia Santana da Cosya; Isaac Suzart Gomes Filho; Karine Emanuelle Peixoto de Souza; Leonor Maria Pacheco Santos; Lilian Day Hagel; Maria Helena Pires Guimarães; Maria Lúcia Silva Servo; Maria Teresa Nardin Sauer; Maria Vilma de Queiroz Moura Alves; Mônica Leila Portela de Santana; Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos; Renato Piltcher; Ricardo Becker Feijó; Rodrigo Tittelmaier de Souza; Ronald Pagnoncelli de Souza; Rosângela Gemignani Loureiro; Rosely Cabral Carvalho; Simone Pereira Cohen; Viviane Ziebell de Oliveira; Silvone Santa Bárbara da Silva Santos; Waldelene de Araújo Gomes.

O principal objetivo desta edição é abordar, de forma aprimorada, os conteúdos básicos nas áreas de atenção à saúde da criança e do adolescente, com abrangência multiprofissional utilizando linguagem clara e objetiva, tendo como público-alvo colegas recém-formados, residentes e graduandos dos diferentes cursos da grande área da saúde.

Referência: COSTA, M. C. O.; SOUZA, R. P. Semiologia e Atenção Primária à Criança e ao Adolescente. 2ed. REVINTER: Rio de Janeiro, 2005, 354p.


 

Adolescência – Aspectos Clínicos e Psicossociais

O livro “Adolescência – Aspectos Clínicos e Psicossociais” foi organizado por Maria Conceição Oliveira Costa e Ronald Pagnoncelli de Souza. A obra foi concebida tendo como principal diretriz a dimensão multiprofissional da atenção à adolescência e como meta básica a socialização do conhecimento, voltado à saúde e ao bem-estar do adolescente, entre profissionais e estudantes de diferentes áreas de formação

O leitor tem à sua disposição as situações mais frequentes da atenção clínica e psicossocial nas Instituições e Serviõs de Atenção ao Adolescente, abrangendo as seguintes áreas e seus temas específicos: Nutrição e metabolismo; Dermatologia; Odontologia; Alergia e pneumologia; Nefrologia e urologia; Ginecologia; Sexualidade e saúde reprodutiva; Queixas, sinais e sintomas frequentes; Temas psicossociais.

Referência: COSTA, M. C. O.; SOUZA, R. P. Adolescência – Aspectos Clínicos e Psicossociais. ARTMED: Porto Alegre, 2002, 464p.


 

Avaliação do Processo de Implantação do PAIR

Avaliação do Processo de Implantação do PAIR” corresponde a uma obra referente ao Programa de Aações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro. A edição foi organizada por Sandra Maria Francisco de Amorim e Maria de Lourdes Jeffery Contini. Os trabalhos reunidos nesta publicação envolvem reflexões propiciadas pelos resultados obetidos nos municípios de Rio Branco (AC), Manaus (AM), Feira de Santana (BA), Corumbá (MS), Campina Grande (PB) e Pacaraima (RR).

O PAIR constitui-se em uma metodologia de articulação de políticas e de intervenção de redes, assentada na Doutrina de Proteção Integral da Crianças e do Adolescente, tendo por base os eixos do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. A metodologia do Programa foi construída e vem sendo desenvolvida consoante ao art. 86 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que provê que a política de atendimento dos direitos da crianças e do adolescente “far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios”.

A avaliação da metodologia do PAIR em Feira de Santana-BA, foi realizada pela professora Maria Conceição Oliveira Costa, Rosely Cabral de Carvalho, Nilton César Nogueira dos Santos, Maria Vilma de Queiroz Moura Alves e Waldenene de Araújo Júnior.

Referência: COSTA, M. C. O.; CARVALHO, R. C.; SANTOS, N. C. N.; ALVES, M. V. Q. M.; GOMES, W. A.R.; ARAÚJO-JÚNIOR, A. S.  Avaliação da Metodologia PAIR em Feira de Santana-BA. p. 92-115. In: AMORIM, S. M. F.; CONTINI, M. L. J.; MEZA, E. R. Avaliação do Processo de Implantação do PAIR. UFMS: Campo Grande, 2008, 216p.


 

A adolescente grávida e os serviços de saúde no município

A adolescente grávida e os serviços de saúde no município” é um manual elaborado por Rosa Maria Maciel M. A. Carneiro(COMIN/MS); Carolina Siu (UNICEF); José Domingues dos Santos Júnior (PRAIA/DF); Márcia Rovena de Oliveira (Hospital Júlia Kubitschek/ MG); Maria da Conceição Oliveira Costa (UEFS/BA); Maria Geraldina Ramos Viçosa (PAIGA -Hospital Escola Materno-Infantil – Presidente Vargas – Porto Alegre/RS); Norberto Martinez de Cuellar (OPAS); Selene Maria Rendeiro Bezerra (Hospital Maternidade Alexander Fleming/RJ); Ana Sudária de Lemos Serra (COMIN/MS); e Júlio Marcos Brunacci (COMIN/MS); Maria Thereza Gonçalves de Freitas (COMIN/MS).

O manual tem a finalidade de fornecer informações e orientações gerais aos profissionais dos serviõs de saúde, para atendimento a adolescentes grávidas e seus filhos, sem exigir recursos físico e/ou finaceiros adicionais, bastando apenas redimensionar e redistribuir os recursos existentes. O conteúdo do manual é baseado em experiências realizadas no Brasil nesse tipo de atendimento e, segue as diretrizes das Normas de Atenção à Saúde Integral do Adolescente (Vol. III), disponíveis na Secretaria de Saúde dos Estados.

Referência: CARNEIRO, R. M. M. M. A.; SIU C.; SANTOS-JÚNIOR, J. D.; OLIVEIRA, M. R.; COSTA, M. C. O.; VIÇOSA, M. G. R.; CUELLAR, N. M.; BEZERRA, S. M. R.; SERRA, A. S. L.; BRUNACCI, J. M.; FREITAS, M. T. G. Adolescência – Aspectos Clínicos e Psicossociais. MINISTÉRIO DA SAÚDE: Brasília, 2000, 31p.


 

Adolescência com responsabilidade – Contos e poesias de adolescentes para adolescentes

Adolescência com responsabilidade – Contos e poesias de adolescentes para adolescentes” é um dos subprodutos do projeto “Rede de proteção e prevenção da violência e garantia dos direitos humanos: integração Universidade e Sistemas de Segurança Pública, atendimento e defesa da infância, adolescência e juventude” – NNEPA/UEFS com apoio da FAPESB. A produção foi realizada por Adolescentes e Jovens do PROTEJO, organizada por Leila Pinheiro Xavier e na equipe Ícaro A. Nery Gonzalez Grimaldi,

O PROTEJO foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007, por intermédio da Leia nº 11.530/2007, integrando ações do Mninstério da Justiça, com a finalidade de acompanhar jovens (15 e 24 anos, em situações de risco familiar e social, egressos do sistema prisional ou cumprindo medidas socioeducativas), no desenvolvimento de percursos formativos, visando a prevenção da violência, criminalidade e envolvimento com o consumo e tráfico de drogas.

Referência: GRIMALDI, I. A. N. G.; XAVIER, L. P.; COSTA, M. C. O.; GRIMALDI, E. B. N. G.; NASCIMENTO, O. C. Adolescência com responsabilidade – Contos e poesias de adolescentes para adolescentes. UEFS: Feira de Santana, 2013, 51p.


 

Notificação da violência infanto-juvenil nas unidades de emergência – Atuação e dificuldades de profissionais

A reflexão do tema da “Violência contra crianças e adolescentes: a realidade, o enfrentamento e a prevenção”, em seus desafios de conhecimento aprofundado e enfrentamento, tem sido cotidianamente revisitado pelos pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisa da Infância e Adolescência – NNEPA.

Nesse sentido, foi lançado recentemente pela Editora Novas Edições Acadêmicas, o livro “Notificação da violência infanto-juvenil nas unidades de emergência – Atuação e dificuldades de profissionais”, de autoria de Camila dos Santos Souza e Maria Conceição Oliveira Costa.

Camila dos Santos Souza, graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Doutoranda em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Professora pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e na Adolescência (NNEPA/UEFS).

Maria Conceição Oliveira Costa possui Pós-doutorado pela Université du Québec à Montréal/UQAM; professora Titular Pleno do Departamento de Saúde da Universidade Estadual de Feira de Santana/ UEFS; e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência-NNEPA/ UEFS.

Referência: SOUZA, C. S.; COSTA, M. C. O. Notificação da violência infanto-juvenil nas unidades de emergência: atuação e dificuldades de profissionais. Novas edições acadêmicas. 2015, 48p.