NNEPA

Núcleo de Estudos e Pesquisas na Infância e Adolescência

Projetos de pesquisas em desenvolvimento

2018 – Atual

Saúde de Jovens e Violência: Interlocução entre a Rede de Informação em Saúde e o Sistema de Educação, para prevenir a vitimização familiar, amorosa e entre pares.

Descrição: O projeto integra o Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde – PPSUS – Edital FAPESB nº 03/2017. Desenvolvido em parceria com a Universidade Católica de Salvador – UCSAL, Secretaria Municipal de Educação, Programa de Ações Referenciais de Enfrentamento da Violência Infanto-Juvenil – PAIR e o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente – CMDCA/FSA SEDESO. CONSEPE 065/2018Objetivo Geral: Analisar eventos violentos de adolescentes e jovens, consequências e fatores associados, utilizando dados secundários de Sistemas de Informação que assessoram o SUS, no estado da Bahia, assim como, dados primários de uma amostra representativa do total de jovens matriculados nas escolas públicas de Feira de Santana-Bahia.

2017 – Atual

Violência entre Casais e Adolescentes e Adultos Jovens: Prevalência dos eventos e Associação Com Relacionamento Parental E Experiências Amorosas Precedentes

Descrição: Projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Quebec à Montreal – UQAM (Grupo de Pesquisa Violência e Saúde – EVISSA e UCSAL (grupo de pesquisa NPEJI). O Projeto é resultado dos intercâmbios estabelecidos com equipes de pesquisa de outras Universidades. Objetivo Geral: Analisar diferentes aspectos relacionados à violência entre pares na adolescência e juventude, submetendo um instrumento de pesquisa, original do Canadá, aos processos metodológicos sistemáticos de adaptação transcultural, validação e aplicação no contexto do Brasil, replicando o PAJ, através de outras pesquisas, ligadas às Universidades, programas de pós-graduação e grupos de pesquisa e estudos integrantes do Projeto. CONSEPE 055/2018.

2015 – Atual

Saúde Reprodutiva na Adolescência e Juventude: Características, Abordagem Epidemiológica e Clínica Sobre o Percurso e Evolução da Gestação, Parto, Nascimentos, Mortalidade Materna e Infantil

Descrição: Projeto desenvolvido em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/ FIOCRUZ – RJ, parceria entre NNEPA e ENSP. O projeto faz parte da Linha de Pesquisa “Saúde Sexual e Reprodutiva na Adolescência e Juventude”, desenvolvida pelo NNEPA/ PPPG/ UEFS. O Projeto integra três subprojetos que tratam da temática da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, respectivos filhos, com diferentes enfoques sobre este grupo populacional, em diferentes contextos, regiões e municípios do país.

2014 – Atual

DST/HIV/AIDS em Crianças, Adolescentes e Jovens em Feira de Santana – Bahia: Perfil Epidemiológico, Fatores de Risco e Proteção, Terapia Antirretroviral, Sobrevida e Mortalidade.

Descrição: O Projeto faz parte da Linha de Pesquisa “Vulnerabilidades na Infância, Adolescência e Juventude” desenvolvida pelo NNEPA/UEFS, integrando subprojetos que utilizam ferramentas da epidemiologia para abordar temáticas relacionadas às infecções e doenças sexualmente transmissíveis (Sífilis e Aids) na população de gestantes, crianças, adolescentes e adultos jovens matriculados no Centro de Referência Municipal-CRM de DST/HIV/AIDS de Feira de Santana-Bahia A parceria do NNEPA com este Centro de Referência permite ampliar intercâmbios com outras Universidades e Serviços, em nível nacional e internacional; assim como desenvolver projetos interinstitucionais que contribuem para a qualificação técnica dos servidores, para a formação de novos pesquisadores e para a intensificação da produção científica. Esses projetos viabilizam levantar indicadores que subsidiam os Centros de Referência na requalificação do seu quadro técnico, assim como na implementação de ações preventivas, controle e intervenção, impulsionando políticas direcionadas a esta demanda social, incluindo a adesão ao uso dos antirretrovirais, no município e região semiárida da Bahia.