3

A área de concentração em Políticas, Planejamento, Gestão em Saúde compreende os estudos dos processos de formulação, implementação, planejamento, execução e avaliação de políticas, sistemas, serviços e práticas de saúde. Esta área de concentração busca a consolidação de um corpo de conhecimentos construído na relação teoria-prática, em todos os espaços nos quais se efetiva a gestão em saúde.

Concebe-se a gestão em três níveis: a macro-gestão, a meso-gestão e a micro-gestão. O campo macro-político da gestão em saúde refere-se às diretrizes mais gerais das políticas sociais, da definição do papel do Estado e da democratização da saúde. A meso-gestão refere-se às formas de organizar os sistemas de saúde de modo a atender as demandas por serviços e as necessidades de saúde. A tentativa de superação dos modelos de atenção fragmentados e centrados em práticas curativistas e individualistas por outros integrados e voltados para práticas que buscam a integralidade, orienta os estudos neste campo. A micro-gestão refere-se à organização de serviços, estabelecimentos, programas e projetos de saúde. Refere-se ainda à prática singular dos profissionais de saúde em seus contatos com as pessoas que recorrem ou que necessitam dos seus serviços. Buscar a efetividade e a qualidade associadas à eficiência é o objetivo que norteia os estudos neste campo.

De modo geral, os estudos compreendem desde as dimensões que envolvem as políticas de saúde, o planejamento e organização dos serviços de saúde, até a articulação das práticas de saúde (individual e coletiva). A gestão é concebida como um processo, ao mesmo tempo, político, técnico, financeiro e administrativo, envolvendo relações entre os setores público e privado, entre os níveis central, regional e local, e entre os diferentes níveis de complexidade do sistema de saúde. Na verdade, nos estudos da gestão e das políticas procura-se a conformação de uma totalidade, que englobe os sujeitos, as suas representações e inter-relações com os ambientes sanitários, econômico, cultural e social.

Objetivos

  • Desenvolver pesquisas na área de PPGS, com foco especial na gestão do SUS na região do semi-árido;
  • Capacitar o aluno a desenvolver pesquisas que envolvam os processos de formulação, planejamento e avaliação das políticas e práticas no contexto dos serviços de saúde;
  • Capacitar o aluno para o ensino de disciplinas na área de política, planejamento e gestão em saúde;
  • Oferecer subsídios, em termos de conhecimento científico, aos processos de formulação e implantação das políticas em saúde na região do semi-árido.

Linhas de Pesquisa

Planejamento, gestão e práticas de saúde

Estudos sobre saberes e práticas que orientam o planejamento, a avaliação e a execução de ações no campo da saúde e os processos de gestão de programas, sistemas e instituições de saúde, em todos os níveis de complexidade e administração, envolvendo temáticas relacionadas à tomada de decisão, ao financiamento da saúde, aos sistemas de informação e processos de trabalho, tanto no âmbito técnico, como administrativo e político, assim como às questões de ética, justiça e cidadania que orientam um SUS democrático.

Coordenador(a): Thereza Christina Bahia Coelho

Docentes: Marluce Maria Araújo Assis, Maria Ângela Alves do Nascimento, Maria Lúcia Silva Servo; Silvone Santa Bárbara dos Santos Silva; Evanilda Souza de Santana Carvalho.

Políticas, organizações de sistemas, serviços e programas de saúde

Estudos de políticas sociais e de saúde, na busca de compreender a natureza do Estado e a lógica macro e micro política que fundamenta as ações públicas e privadas no campo da saúde coletiva, em todos os níveis de complexidade do SUS, demarcando a organização dos serviços em sua dinâmica estrutural e funcionamento cotidiano. Analisa programas e serviços em sua interface com as políticas de saúde e saberes associados de forma a compreender os processos de descentralização da saúde no cenário local e regional.

Coordenador(a): Marluce Maria Araújo Assis

Docentes: Maria Ângela Alves do Nascimento, Thereza Christina Bahia Coelho; Silvone Santa Bárbara dos Santos Silva.