(75) 3161-8096 mesauco@uefs.br
  • Português
  • English
  • Español
3

Egressos em destaque

icons8-mensagem-50Egressos em destaque

1) Egresso: ANA CLAUDIA MORAES GODOY FIGUEIREDO

Ano de titulação: 2013

Ascensão acadêmica | profissional: a referida egressa foi aluna do programa no curso de mestrado, obtendo o grau de mestre em Saúde Coletiva em 2013. Concluiu o Doutorado em 2018 – Doutorado em Ciências da Saúde, linha de pesquisa em Saúde Coletiva, na Universidade de Brasília. Fez o Pós-Doutorado em 2019 – Pós-Doutorado em Saúde Coletiva, linha de pesquisa em Epidemiologia, na Universidade de Brasília. É coorientadora de mestrado e doutorado de Ciências da Saúde e Ciências Médicas da Universidade de Brasília, desde 2018. A contribuição do programa em sua trajetória fica evidente pelos fatos destacados a seguir: É coordenadora de Projetos de Pesquisa com recursos financeiros captados para o seu desenvolvimento:

Projeto 1 – Validade e Confiabilidade dos Indicadores de Mortalidade no Distrito Federal (Valor Concedido: R$ 77.500,00).

Projeto 2 – Fatores de Risco para o Consumo de Drogas Lícitas e Ilícitas em Vítimas de Suicídio no Distrito (Valor Concedido: R$ 54.000,00).

Em 2021, Profa. Dra. Ana Figueiredo apresentava uma produção científica de 54 artigos publicados e 2 aceitos para publicação em periódicos de alto fator de impacto.

Atualmente, é servidora do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, especificamente na Vigilância Epidemiológica, desde o ano de 2015. Também atua como pesquisadora da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, na Vigilância Epidemiológica, desde o ano de 2015. É também professora do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde desde o ano de 2020. Orienta alunos do Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas, bolsistas de Iniciação Científica, desde 2019.

2) Egresso: JENNY ROSE SMOLEN

Ano de titulação: 2016

Ascensão acadêmica | profissional: trata-se de uma aluna norte-americana, fez graduação na universidade John Hopkins e escolheu fazer o seu curso de mestrado no nosso Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UEFS (PPGSC-UEFS). Essa egressa teve uma importância fundamental para o nosso programa pelo fato de ter impulsionado o nosso propósito de expandir a perspectiva de internacionalização. Jenny conheceu o Núcleo Interdisciplinar sobre Desigualdades Sociais (NUDES) em 2011 quando veio a Feira de Santana através de um intercâmbio e a coordenadora do intercambio na Bahia, na época, achou interessante os intercambistas conhecerem as nossas atividades de extensão de prevenção da violência com alunos de ensino fundamental e médio. Jenny gostou muito do projeto e se manteve em contato com a coordenação do NUDES até 2014 quando se submeteu ao processo seletivo do PPGSC para cursar o mestrado em Saúde Coletiva. A egressa já tinha uma boa base na língua portuguesa e mesmo assim se inscreveu no curso de língua portuguesa oferecido pela UEFS. Ela foi orientada pela professora Edna Maria de Araújo, teve excelente desempenho durante o curso de mestrado e publicou os dois artigos, produtos de sua dissertação, em dois bons periódico, um nacional (Ciência e Saúde Coletiva) e outro internacional (Ethnicity & Disease). Logo que finalizou o mestrado a egressa se submeteu a uma seleção pública na cidade de Nova Iorque e foi aprovada para trabalhar no setor de Informação em Saúde e Estatística onde trabalha de 2016 até os dias atuais.

3) Egresso: PAULO ROBERTO LIMA FALCÃO DO VALE

Ano de titulação: 2018

Ascensão acadêmica | profissional: Ingressou no mestrado em 2016, ao desenvolver estudos sobre Experiências de famílias de crianças com microcefalia por Zika vírus estabeleceu aproximação com os serviços, tem promovido ações educativas e de apoio aos trabalhadores da saúde e familiares. Sua passagem pelo programa ao desenvolver o estudo permitiu fortalecer o diálogo entre academia, serviços e familiares no contexto da epidemia pelo Zika Virus. Desde então o aluno tem escutado familiares e trabalhadores, colabora e desenvolve estudos em parceria com a Associação de Pais de Anjos da Bahia, Abraço a Microcefalia sediadas em Salvador – Bahia e Grupo Aconchego promovido pela Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. Destaca-se ainda o protagonismo desse discente, que neste período atuou de forma ativa como representante discente no Colegiado do Curso e, enquanto cursava o mestrado, prestou concurso e foi aprovado para integrar ao corpo docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. E posteriormente reingressou no Programa como discente do curso de doutorado e no momento desenvolve tese em que busca examinar as necessidades das mães de crianças com SCZ e validar um programa de cuidado unitário centrado nessas necessidades. Junto à gestão do Programa tem colaborado com atividades de aproximação com os egressos, recepção de novas (os) pós-graduandas (os) e os processos de autoavaliação do programa como parte da comissão organizadora dos eventos.

Assim, compreendemos que esse discente através de seu trabalho serve de modelo para demais discentes ao revelar o perfil de aluno esperado pelo Programa, fortalece o vínculo entre o programa de pós-graduação e a sociedade para atender as suas demandas emergentes, e ademais tem desenvolvido competências de pesquisador ao longo de sua trajetória no curso que o qualifica a integrar futuramente este mesmo programa bem como colaborar com programas na instituição em que atua como docente.

4) Egresso: CRISTIAN DAVID OSORIO FIGUEROA

Ano de titulação: 2017

Ascensão acadêmica | profissional: é um médico guatemalteco selecionado pelo edital OEA/Grupo Coimbra que chegou com desejo de conhecer o SUS e pesquisar a desnutrição infantil, problema ainda muito presente na Guatemala. Durante a orientação de mestrado, elaborou um estudo comparado entre as políticas de seguridade alimentar dos dois países fazendo a articulação teórica entre o Postulado de Coerência de Mário Testa e o Ciclo de Formulação de Políticas Públicas de Jann e Wegrich com um modelo explicativo para a Análise de Políticas Públicas que é um primor e se desdobra numa matriz analítica com tipos de poder e propósitos de governo: permanência, crescimento e transformação.

Sua passagem pelo programa o habilitou contribuir para o projeto de transformação do sistema de saúde da Guatemala “Construtendo el acceso público universal a la salud: el nacimiento de la espiral”, em 2019.

5) Egresso: DANIEL SALES PORTELA

Ano de titulação: 2013

Ascensão acadêmica | profissional: Possui graduação em Medicina e residência médica em pediatria pela Universidade Federal da Bahia (2007). Ingressou no PPGSC-UEFS para a realização do Mestre em Saúde Coletiva em 2013. Tornou-se especialista em processos educacionais na saúde com metodologias ativas de ensino aprendizagem pelo Hospital Sírio Libanês. Acredita-se que sua passagem pelo programa consolidou o interesse pelo ensino e pesquisa. Contribuiu com as edições dos projetos de preceptoria na residência médica – SGTES. A sólida formação durante o curso do Mestrado fortaleceu a vocação para a gestão, onde contribuiu com a implantação do programa de residência médica em pediatria do Hospital Estadual da criança (2010-2013) e do curso de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2014-2017), onde também atuou como docente.

6) Egresso: DANIEL DEIVSON ALVES PORTELLA

Ano de titulação: 2013

Ascensão acadêmica | profissional: com graduação em Fisioterapia pela Faculdade Adventista de Fisioterapia (2008), ingressou no PPGSC-UEFS para realização do mestrado em Saúde Coletiva em 2013. Sua passagem pelo programa confirmou o interesse pela docência. Durante sua passagem pelo programa apresentou um enorme interesse pela luta contra as iniquidades e desigualdades. Recentemente, retornou ao programa para realização do doutoramento em Saúde Coletiva. Atualmente, é professor da Universidade do Estado da Bahia e Membro do Núcleo de Estudos sobre Desigualdades em Saúde (NUDES), retornando ao PPGSC-UEFS.