3

O Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana tem o prazer de lançar mais um número da Revista de Saúde Coletiva da UEFS. Visando melhorar, a cada publicação, a qualidade dos artigos, foi feita uma seleção e revisão rigorosas, com a participação de especialistas na área.

Neste número são apresentados artigos que discutem temas como saúde reprodutiva, prática de atividade física, trabalho e saúde, hipertensão e diabete, supervisão na enfermagem, gastos públicos em saúde, uso de antirretrovirais, nutrição infantil e educação permanente. As pesquisas, em sua maioria, foram realizadas nos núcleos de pesquisa do Departamento de Saúde da UEFS, por professores, alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

Destaca-se, como novidade no seu formato, uma interessante entrevista realizada pela Professora Judith Sena da Silva Santana durante seu estágio de pós-doutorado em Portugal, com Jorge Couto, professor de História do Brasil da Universidade de Lisboa, profundo conhecedor do modo como a criança foi tratada no período da colonização do Brasil.

Espera-se que a leitura da Revista de Saúde Coletiva da UEFS reforce o conhecimento em saúde coletiva nas várias linhas temáticas aqui abordadas de modo a constituir-se em importante veículo de divulgação para a área.

Tânia Maria de Araújo
Maura Maria Guimarães de Almeida