3

A RSC da UEFS é vinculada ao programa de Pós – Graduação em Saúde Coletiva da UEFS e tem por missão publicar trabalhos científicos resultantes de pesquisas relacionadas às áreas de Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde, Epidemiologia e Ciências Sociais em saúde. O primeiro número da Revista foi publicado em 2002, e o último em 2008. Neste momento, a RSC da UEFS retoma seu caminho em uma nova perspectiva, com ênfase na possibilidade de inclusão em plataformas de acesso aberto e gratuito na Internet. No entanto, isto será feito sem perder inteiramente sua característica de veículo impresso, graças à versatilidade que as modernas tecnologias permitem.

O esforço de manutenção de meios de veiculação próprios, concebidos enquanto alternativas contra a concentração dos periódicos no eixo sul – sudeste, fortalecerá linhas de pesquisa mais frágeis, do ponto de vista de acesso a revistas de maior circulação, tradicionalmente limitadas a certas temáticas e metodologias, ou submetidas a uma política editorial consoante com a economia de mercado. Assim, essa iniciativa, além de ser uma alternativa, no campo da saúde coletiva, para trabalhos originais de boa qualidade voltados para o semiárido, busca também viabilizar o escoamento de bons trabalhos preteridos com base na argumentação de que produzem conhecimento local, aplicado e sem possibilidades de diálogo com o“ universal”. Nesse sentido, a RSC da UEFS compromete – se com a publicização de resultados de pesquisa balizados por processos de avaliação interpares consagrados e aceitos pelas comunidades que lhe fornecem suporte.

A publicação deste número reinaugural contém artigos originais de pesquisadores que apostaram numa linha editorial crítica, independente, autêntica e afinada com os interesses do campo da Saúde Coletiva. A regularidade trimestral será buscada arduamente como condição que aumenta a credibilidade da revista, sem que isto implique disponibilidade de recursos financeiros em gastos que a atual conjuntura político – econômica do país e do estado da Bahia não pode suportar. A ampliação do corpo editorial e sua inquestionável excelência fornecem o suporte acadêmico que deve balizar os próximos passos rumo a um vigoroso processo de revitalização, remodelagem e qualificação contínuo. Desse modo, é com enorme júbilo que disponibilizamos ao campo da saúde e áreas afins o Número 5 da RSC da UEFS.

Thereza Christina Bahia Coelho
Editora – Chefe da RSCdaUEFS